segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Indulgências Modernas...


Quero abordar a Reforma Protestante, desta vez analisando um dos elementos que pode ser considerado o estopim para o movimento: as indulgências. A palavra indulgência vem do latim indulgentia, que significa remissão de penas; perdão. Na definição católico-romana, a doutrina das indulgências significa "a remissão das penas temporais merecidas pelo pecador, em todo ou em parte, fora da confissão, que a igreja, em virtude do poder que recebeu de ligar e desligar na terra, concede, aplicando os merecimentos de Cristo e seus santos (tesouro da igreja) aos que interiormente estão em condições e exteriormente cumprem as respectivas obras prescritas." Inventadas no século XI, as indulgências foram dadas aos cruzados como recompensa pela conquista da Terra Santa; a quem pagasse um soldado para aquela tarefa e, finalmente "vendidas" a quem ajudasse a igreja financeiramente. No início do século XVI com o objetivo de concluir a construção da Basílica de São Pedro, os pregadores mais hábeis eram contratados pelo papa para esse comércio. As pessoas podiam comprar as indulgências tanto para si como para seus parentes, amigos e até mesmo pessoas mortas. Os preços variavam de acordo com a gravidade das ofensas. A promessa era de perdão para todos os pecados passados, presentes e até mesmo futuros. O mais destacado destes pregadores, o bem articulado João Tetzel, bradava em alto e bom som em nome do papa: "As indulgências salvam não só os vivos, mas também os mortos. Quando uma moeda no fundo do cofre cai, a alma direto para o céu vai." O que chama a atenção não é o fato das indulgências serem uma realidade na igreja medieval, mas estarem presentes na igreja atual, caracterizada como pós-moderna. A prática foi até "aperfeiçoada" uma vez que não só a benção da salvação, mas também da cura, prosperidade, emprego, libertação entre outras, são abertamente negociadas em troca de "ofertas" que recebem os mais diversos nomes, mas que no fim das contas tem a base ideológica das indulgências medievais. As pessoas são descaradamente extorquidas em nome de Deus para que as grandes catedrais e impérios religiosos sejam construídos. Foi contra esse tipo de prática que Lutero se levantou e pregou as suas 95 teses nas portas da Catedral de Wittenberg no século XVI.A prática do dízimo e da oferta é bíblica, mas a indulgência e aquilo que se tem visto hoje no meio dito evangélico é pura invenção humana que não tem nada haver com o verdadeiro evangelho. A bíblia é clara com relação a isto: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é resultado dos esforços de vocês;... Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós. Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?" (Efésios 2:8,9 / Romanos 8:32) Talvez seja a hora de uma nova Reforma, de novos Luteros, de uma nova postura. Talvez seja a hora de protestar contra o protestantismo.
Rev. Anderson Batalha

Uma resposta que dei a um blog Adventista


LÍ UM BLOGG ADVENTISTA QUE DECLARAVA QUEM ERA SEITA NA SUA VISÃO E QUEM NÃO ERA, A LISTA ERA EXTENSA, QUASE NINGUÉM FICOU DE FORA, QUASE NÉ PORUQE ELES MESMO NÃO FORAM CONTADOS, ALIÁS ERAM A ÚNICA iGREJA VERDADEIRA.
DEPOIS DISSO LÍ CENTENAS DE COMENTÁRIOS MEIO QUE "ADOLESCENTES" DE OUTROS ADVENTISTAS DELIRANDO COM A "PILULA RELIGIOSA".
nÃO AGUENTEI E DEI MEU PARECER, O QUE FOI PUBLICADO NO REFERIDO BLOGG.

O QUE EU DISSE DITO ESTÁ, LEIA E COMENTE SE QUISER. BOA LEITURA!

http://adventismoemfoco.wordpress.com/lista-dos-falsos-profetas/#comment-2298

sábado, 26 de setembro de 2009

E se Jesus tivesse ORKUT?


Pode até parecer engraçado o título desse artigo, mas garanto que a motivação de ser do mesmo pode mexer com aquilo que você hoje chama de "evangelho".
faz um tempo que acompanho o orkut de muitos irmãos que vivem nas mais variadas denominações do Brasil e do mundo. Tenho muitos amigos aqui e longe daqui. Pessoas diferentes, com confissões de fé diferentes e em denominações diferentes. Mas existe um fio que os liga num parentesco comum, e não estou falando da união que os crentes gozam pelo fato de estarem em Cristo. Muito pelo contrário, eu percebo que existe uma preocupação muito comum entre eles de aparecer bem na "foto".
É quase uma competição, infelizmente sem vencedores. Portanto uma competição que apenas denuncia que a maioria nesse caso é feita de perdedores e não o contrário.
Me refiro ao fato de que a cada dia mais a vaidade do que chamo de "mundo Gospel" insiste em fabricar ídolos entre nós. Basta uma olhada no orkut dos irmãos pra perceber que ganha a competição psicológica ( o que chamode doença) quem tem mais fotos com gente "importante" do meio Gospel.
Mesmo se não fosse pecado, seria no mínimo ridículo ver as fotos com Marco Feliciano, Silas Malafaia, Ana Paula Valadão e acredite se puder tem gente que acha que ta "abafando" em postar uma foto com o Bispo Macedo. ( eu teria vergonha)
Então fiquei pensando em Jesus e no Evangelho, e não parei mais de pensar. Minha imaginação então criou asas e visualisei o Orkut de Jesus.
Bom não tem uma bela foto na capa, afinal de contas estamos falando de alguém desprovido de parecer e formosura.
A lista de amigos não é nada empolgante, pois ele fez poucos amigos e os mais intimos o traíram, o deixaram, o abandonaram, vejo apenas um ao lado, mas não dá pra ver direito, parece que a foto foi tirada a noite, o nome do indivíduo é Nicodemos eu acho.
Finalmente seu Álbum de fotos. Que sorte! está aberto ao público...
Não vejo foto de artistas, menos ainda de políticos famosos, nao o vejo ao lado dos cantores gospel que fazem música para faturar e não para adorar; nem mesmo o vejo com gente rica. Ou os meus olhos estão me traindo ou estou vendo algo no mínimo estranho, nao é possível!! Será Jesus mesmo? A não..Jesus vai precisar aceitar Jesus (rss).
Me dêem um minuto. Eu vou abrir a foto pra ter certeza do que estou vendo.
É verdade, não é uma ilusão, estou vendo Jesus. Ele está nessa foto junto a uma mulher adúltera, existem pedras no chão, também algo escrito, mas nao consigo saber o que é.
Vejo ainda um ladrão, alguem que superfaturava as dívidas dos pobres e que tem seu luxo às custas da espoliação dos menos favocrecidos, mas Jesus está comendo na casa dele.
Vejo fotos de Jesus com o pior tipo de gente que existe. São ladrões, assassinos, prostitutas e adúlteros, gente quebrada sofrida e abandonada. Ovelhas que não tem pastor.
Estranho tem uma foto em que ele está sozinho, parece aflito como se a culpa de todo o mundo estivesse sobre ele, e ninguém lá pra dividir o fardo.
Tem uma ultima foto. Ele está sangrando... E isso por você.
Bom foi só uma viagem da minha mente.
Que tal agora dar uma olhadinha no seu Orkut? Boa aventura....
“Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.” - I João 2: 17

Me despeço naquele que revela-se aos simples, mas que oculta-se dos grandes.
Rev Anderson Batalha